sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

O SUCESSO NÃO DEPENDE DE VOCÊ!




















Nem papai noel traz presente de graça. Tem que ser bonzinho o ano inteiro para merecer. Transcrevendo para a vida adulta, tem que ralar muito, tem que plantar para colher. Nesse ponto é fato que o sucesso dependa em parte de cada um, mas o sucesso não depende só de você.

"Uma lição que um leitor de tratados sociológicos não pode deixar de extrair é a relevância das ações e inações dos outros para sua própria condição e suas expectativas, assim como a relevância de suas próprias ações e inações para as condições e expectativas dos outros; afinal, a responsabilidade que recai sobre todos nós, conscientemente ou não, em relação às condições e expectativas de cada um."
(Zygmunt Bauman)


ACREDITE:
Que o sucesso depende PRIMEIRAMENTE de você.

NÃO ACREDITE:
Que o sucesso dependa EXCLUSIVAMENTE de você. 


Isto é uma armadilha para a sua autoestima, para mantê-lo inferiorizado. Além de você, o seu sucesso depende da qualidade de suas relações, o que por vezes implicará em engolir sapos, puxar saco, ter paciência, agir politicamente e manter um sorriso gênio do tipo: "sim, amo!". Para ficar mais bonito, depende digamos, de ser diplomático.

Além de você, o seu sucesso depende de boas oportunidades, de estar no lugar e na hora certas, o que requer uma boa sorte embora os bem sucedidos adorem dizer que a sorte não exista, talvez para valorizarem-se ainda mais perante os babões do sucesso alheio que compram livros do tipo "Como ser Eu".

Se for empreendedor, o sucesso depende de seu cliente, dele te dar preferência, indicá-lo, e além de comprar, pagar, pagar bem e pagar em dia.

Depende do humor do seu gerente no banco, de você comprar os produtos que ele lhe oferece para poder lhe dar mais crédito.

Depende de não ter nenhum concorrente desleal azucrinando sua vida, ou mesmo um colega de trabalho invejoso disputando na surdina para assar a sua batata e puxar o seu tapete.

Depende daquele curso (que você pagou caro e se dedicou por meses) ter lhe dado o aprendizado que prometia e que você realmente precisava para desempenhar bem o negócio.

Depende de um mínimo de estabilidade econômica no país, de impostos justos que não lhe obriguem a sonegar por sobrevivência tornando-o tão corrupto quanto os políticos que o governam. E mesmo sendo e querendo ser honesto, depende de você pagar bola ao comprador para deixá-lo ser a bola da vez. 

Depende do novo diretor não tirar você do jogo ao renovar toda a equipe (nessas horas a sua boa competência pode ser um detalhe secundário).

Depende de ter bons fornecedores, que não te traiam mais cedo mais tarde atendendo ao seu cliente diretamente sem você saber. Depende também do seu cliente não lhe trair. 

Depende de colaboradores que vistam a camisa, que não te roubem, que não te coloquem no pau apesar de você pagar corretamente todos os direitos trabalhistas.

Depende daquele equipamento de última geração (que você está suando sangue para pagar) não se tornar obsoleto antes de ter lhe dado suficiente retorno.

O sucesso depende sim, primeiramente de você, mas não só de você. Por isso, fazer a sua parte é fundamental, porém é preciso estar ciente de que não basta. É como dirigir na defensiva em trânsito intenso, por você e pelos outros.

Além de pensamentos positivos, motivação, energia e esperança (e sim, sorte!), tenha também coragem de reconhecer que muita coisa não dependerá de você.


Ignore os conceitos prontos de "vencedor-e-perdedor" que já te colocam como perdedor até que prove o contrário. Convencê-lo de que tudo depende só de você é uma carga pesada para colocá-lo em movimento buscando a vitória, quando na verdade só querem que você a carregue para aliviar o peso daqueles que sempre ganham. 




Trabalhe duro se necessário. Mas pegue leve com você mesmo. Tenha com quem compartilhar a glória quando der certo, e se não der, terá com quem dividir o peso.

Bom trabalho! Boa sorte!


Escrito por: Gutto Carrer Lima

Crédito Foto Formigas Trabalhando: Danilo Moscon
Demais Fotos: internet













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!