domingo, 17 de maio de 2015

QUAL A DIFERENÇA ENTRE AMAR E GOSTAR?

Você ama o universo? Então ama a música. Mas ama qualquer música? Se tem uma preferência, então você não ama, você gosta.


 QUAL A DIFERENÇA ENTRE AMAR E GOSTAR?Talvez prefira a música erudita. Talvez se sinta tão intectual quanto, ouvindo Caetano ("ou não..."). Ou se emocione profundamente ouvindo sertanejo. 



Se gostamos mais de um gênero que de outro, tomando apenas a música como exemplo, até que ponto podemos dizer que amamos o universo se o universo é tudo o que ele contém?


 QUAL A DIFERENÇA ENTRE AMAR E GOSTAR?
"Temos que oferecer oportunidades para que os narizes empinados da música erudita aprendam a respeitar a música sertaneja." - disse o maestro João Carlos Martins durante o ensaio do show Chitãozinho & Xororó Sinfônico 40 anos.

Do mesmo modo, o amante do sertanejo talvez só precise ter e dar-se a oportunidade de aprender a ouvir a música erudita.

Dar-se oportunidade é permitir-se ouvir, sem preconceito. Para isto basta deixar de lado a cultura preconceituosa. Existem maravilhas na arte, muito conhecidas e amadas por uns, nunca vistas ou ouvidas por outros.

Clássicos sertanejos como O Menino da Porteira, de autoria de Teddy Vieira de Azevedo, de 1955, regravada por inúmeros artistas, incluindo Sérgio Reis. Ou Majestade O Sabiá, de autoria de Roberta Miranda, gravada em 1985 por Jair Rodrigues.

A lista não teria fim, se tentasse citar todos os estilos musicais, artistas, autores e intérpretes, em todos as épocas. Quem dera fosse possível conhecer e apreciar a todas as boas obras já produzidas. O que podemos é dar-nos direito de ouvir não apenas o que nos chega promovido pela mídia, mas também buscar conhecer coisas novas, que certamente tem grandes surpresas a revelar a quem ama a música ou está disposto a gostar do que acaba de conhecer. Que diferença haveria entre amar e gostar? A diferença é que gostar requer análise, amar não. Análise requer critério, que depende de cultura e informação. Quando um certo gosto predomina numa classe social, o preconceito surge como critério criando a barreira do "isso eu não ouço".

O video a seguir, gravado no show Chitãozinho & Xororó Sinfônico 40 anos, mostra a canção Céu de Santo Amaro, incialmente tocada ao piano pelo maestro João Carlos Martins e depois cantada por Caetano Veloso, acompanhado ao final por Xororó. Uma escolha tão brilhante quanto a própria canção e suas estrelas dizendo da imensidão no universo, que certamente não foi escolhida ao acaso. E você, está disposto a ouvir antes de decidir se gosta ou não gosta?


 

(do DVD: Chitãozinho & Xororó Sinfônico 40 anos)

Céu de Santo Amaro
Caetano Veloso

Olho para o céu
Tantas estrelas dizendo da imensidão
Do universo em nós
A força desse amor
Nos invadiu
Com ela veio a paz, toda beleza de sentir
Que para sempre uma estrela vai dizer
Simplesmente amo você
Meu amor
Vou lhe dizer
Quero você com a alegria de um pássaro
Em busca de outro verão
Na noite do sertão
Meu coração só quer bater por ti
Eu me coloco em tuas mãos
Para sentir todo o carinho que sonhei
Nós somos rainha e rei
Na noite do sertão
Meu coração só quer bater por ti
Eu me coloco em tuas mãos
Para sentir todo o carinho que sonhei
Nós somos rainha e rei
Olho para o céu
Tantas estrelas dizendo da imensidão
Do universo em nós
A força desse amor nos invadiu
Então
Veio a certeza de amar você









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!