quarta-feira, 4 de junho de 2014

PRINCÍPIOS DA ECOLOGIA

Celebrando o Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia (5 de Junho), conheça os Princípios da Ecologia nesta série de posts baseada na obra "Salvemos nosso Lar Planetário" de Álvaro Wandelli Filho (Revista O ROSACRUZ, edição 250)




CONSCIÊNCIA GERA AÇÃO

 CONSCIÊNCIA GERA AÇÃO





A mudança profunda de valores que o homem precisa tomar para salvar o equilíbrio do planeta só ocorrerá com o despertar de uma nova consciência em que ele se sinta feliz por proteger a natureza. O movimento para preservar a vida no planeta já iniciou, com o surgimento de instituições, movimentos, leis ambientais e nos trabalhos voltados à educação e conscientização, mas é preciso o envolvimento participativo de todos os indivíduos. O conhecimento fornece suporte técnico para que, cientes de sua identidade e dependência com o meio, o homem possa adotar a ecologia mental, um estado de espirito de luta incessante para substituir os hábitos de nossa sociedade consumista.

O QUE É MEIO AMBIENTE?

O conceito legal de Meio Ambiente diz respeito ao conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas, com a tríplice divisão:
Ambiente Natural (Biosfera): o solo, a água, o ar atmosférico, a flora e a fauna. Aí se dá a correlação recíproca entre as espécies e as relações destas com o meio físico que ocupam (seres vivos, terra e forças cósmicas).
Ambiente Cultural: patrimônio artístico, histórico, turístico, paisagístico e espeleológico (cavidades naturais, cavernas).
Ambiente Artificial (Cidades): espaço urbano construído (edificações, ruas, praças, áreas verdes e demais assentamentos urbanísticos).

NOSSO PONTO DE PARTIDA É A COMPREENSÃO DO MEIO AMBIENTE COMO SENDO O CONJUNTO DE BENS NATURAIS, CULTURAIS E ARTIFICIAIS.

 ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA

Alfabetização Ecológica

Sendo o homem parte integrante da natureza, sua saúde e bem estar dependem de sua alfabetização ecológica, ou seja, a compreensão dos princípios básicos da ecologia: ecossistemas, equilíbrios dinâmicos, biodiversidade, redes, ciclos, energia solar e alianças (ou parceiras da natureza).


 PRINCÍPIOS DA ECOLOGIA: REDES


1º Princípio da Ecologia: REDES

Em todas as escalas da natureza, encontramos sistemas vivos alojados dentro de outros sistemas vivos - redes dentro de redes. Os limites entre esses sistemas não são limites de separação, mas limites de identidade. Todos os sistemas vivos comunicam-se uns com os outros e partilham seus recursos, transpondo seus limites.


PRINCÍPIOS DA ECOLOGIA: CICLOS

2º Princípio da Ecologia: CICLOS

Todos os organismos vivos, para permanecer vivos, têm de alimentar-se de fluxos contínuos de matéria e energia tiradas do ambiente em que vivem; e todos os organismos produzem resíduos continuamente. Entretanto, um ecossistema, considerado em seu todo, não gera resíduo nenhum, pois os resíduos de uma espécie são os alimentos de outras. Assim, a matéria circula continuamente dentro da teia da vida.


 PRINCÍPIOS DA ECOLOGIA: ENERGIA SOLAR

3º Princípio da Ecologia: ENERGIA SOLAR

É a energia solar, transformada em energia química pela fotossíntese das plantas verdes, que move todos os ciclos ecológicos.


 PRINCÍPIOS DA ECOLOGIA: PARCERIAS

4º Princípio da Ecologia: PARCERIAS

As trocas de energia e recursos materiais num ecossistema são sustentadas por uma cooperação generalizada. A vida não tomou conta do planeta pela violência, mas pela cooperação, formação de parcerias e organização em redes.


 PRINCÍPIOS DA ECOLOGIA: BIODIVERSIDADE

5º Princípio da Ecologia: BIODIVERSIDADE

O ecossistemas alcançam a estabilidade e a capacidade de recuperar-se dos desequilíbrios por meio da riqueza e complexidade de suas teias ecológicas. Quanto maior a biodiversidade de um ecossistema, maior a sua capacidade de recuperação.


 PRINCÍPIOS DA ECOLOGIA: EQUILÍBRIO DINÂMICO

6º Princípio da Ecologia: EQUILÍBRIO DINÂMICO

Um ecossistema é uma rede flexível, em permanente flutuação. Sua flexibilidade é uma consequência dos múltiplos elos e anéis de realimentação que mantém o sistema num estado de equilíbrio dinâmico. Nenhuma variável chega sozinha a um valor máximo; todas as variáveis flutuam em torno do seu valor ótimo.


 Fonte: "Salvemos nosso Lar Planetário", de Álvaro Wandelli Filho, FRC. (Revista O ROSACRUZ, edição 250 - 2004) - Todos os direitos reservados pela Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis - AMORC - Permitida a reprodução, desde que citada a fonte e autor. - Imagem do slide 3: dreamstime - Imagem do slide 4: Fotógrafo Eco Suparman, 23, (Indonésia) - Imagem do slide 8: Desenho: “Vida Selvagem” de Juliana Canton Tassinari, do Concurso de Desenhos da SOS Mata Atlântica. - Imagens dos demais slides: internet

Transcrito por Gutto Carrer Lima para o álbum "Consciência gera Ação" de Eco Veg


 Eco Veg





                    
 Se o botão acima não funcionar, CLIQUE AQUI





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!