quinta-feira, 22 de maio de 2014

DE VIRTUAL JÁ BASTAM OS ÓCULOS

                                     Novas Lentes

A gente tem que se conformar, a vida não pára, e para enxergá-la melhor é preciso mudar de lentes.


Usar óculos é uma experiência maluca. Meus primeiros óculos caíram diante de meus olhos aos 11 anos quando percebi que as letras na lousa estavam meio que embaçando. Astigmatismo 0,25 graus no direito e esquerdo. 

No ano seguinte mudou para 0,50. Mais um ano e já era 0,75. - Espera aí... Vou parar com a brincadeira! Neste ritmo daqui há 10 anos estarei usando um fundão de garrafa - pensei. Passei bem uns quinze anos sem usar óculos.

Foi somente chegando aos 30 que senti a tela do computador embaçar também. Os novos óculos desta vez vieram mais robustos: 1,25 de cada lado! Até que não evoluiu tanto, mas voltando a usá-los, no ano seguinte o grau cresceu para 1,75 (!). Mandei fazer uma armação super moderna com lentes ultra leves que não marcassem o meu nariz. A gente fica cheio de cuidados com os óculos novos, mas não os tive tanto assim; deixei-os no chão ao lado da cama quando eu adormecia. Fui acordado pela energia irradiante de meu filho de 4 anos pulando sobre mim. Percebi que ele havia tomado impulso pisando nos meus incríveis novos óculos!

Deixa pra lá... não farei outros, simplesmente não os usarei mais! 

As telas de computador aumentaram de tamanho mas a necessidade de usar notebook fez a tela embaçar de novo. A coisa ficou mais séria: 2,50 de um lado, 2,75 do outro com um plus de miopia, bem pouquinho. Meus amigos mais velhos me disseram que depois dos 40 é assim mesmo, só piora, mas onde isso vai parar?

É... a gente tem que se conformar, a vida não pára, e para enxergá-la melhor é preciso mudar de lentes.

 Sopa de Letrinhas

O que acho maluco é que não preciso de óculos para nada, exceto diante do computador ou para ler legendas. Com eles leio tudo bem e o mundo ao redor é que embaça. Até minha percepção periférica é melhor sem óculos, tenho a sensação de que o mundo é maior. Usar óculos é como ver as coisas de dentro de uma caixa de vidro, estou alí mas não estou.

Então fica assim... põe os óculos, tira os óculos, põe os óculos, tira os óculos, em função do que eu preciso ver.

Nem me fale em óculos com telas interativas. Com todo o respeito ao produto inovador, tá maluco? De virtual já basta o que não posso enxergar direito.

 Sem óculos

Posts do álbum "Elk se vê sem óculos" de Elk Tyfalay
Escrito por Gutto Carrer Lima - Imagens: internet
________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!